
A rotina moderna, marcada por longos períodos em frente ao computador ou no trânsito, tem um impacto direto na nossa saúde musculoesquelética — e o quadril é uma das regiões mais afetadas. Permanecer sentado por muitas horas seguidas pode causar o enrijecimento da musculatura, a diminuição da mobilidade articular e até a compressão dos nervos da região, levando à dor e à sensação de “quadril travado”.
Além da dor localizada, o quadril travado pode desencadear uma cadeia de compensações no corpo, como sobrecarga nos joelhos, na lombar e até alterações na marcha. Esses desequilíbrios muitas vezes se manifestam silenciosamente até que se tornem lesões mais sérias. O sedentarismo agrava o problema, dificultando a circulação sanguínea e o bom funcionamento da musculatura.
A boa notícia é que é possível prevenir e reverter esses efeitos. Exercícios específicos de alongamento, fortalecimento e mobilidade, como os realizados em sessões de Fisioterapia, RPG ou Pilates, são indicados para restaurar o equilíbrio do quadril. Manter pausas ativas ao longo do dia, ajustar a postura e movimentar-se regularmente são atitudes simples que ajudam a proteger sua saúde a longo prazo.
Isabel Cristina Peres Vasconcelos Fisioterapeuta da Coluna
CREFITO 2: 16129-6F
espacoisabelperes.com
Coluna & Movimento & Mente saudáveis
Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 347 loja 2, várzea. Teresópolis RJ
(21) 2641-7671 – fixo comercial (21) 99174-4371 – celular comercial